-
Início
-
Aqui à volta
-
Onde comer
- Detalhe de Geo-Artigo
Pinturas Rupestres (Lapa dos Gaivões)
Elementos | |
---|---|
Pinturas Rupestres (Lapa dos Gaivões) | ![]() |
- Arronches

MN *****
Este abrigo - também conhecido como Vale de junco - localiza-se na encosta virada a Sul da Serra dos louções e corresponde a uma cavidade natural na formação quartzítica que aqui ocorre. Integra um conjunto de abrigos da freg. de esperança que possui um complexo de pinturas de tipo esquemático.
Possui várias superfícies planas ou quase planas, cuja rugosidade serviu de suporte para as numerosas pinturas esquemáticas que aqui encontramos.
o primeiro inventário foi realizado na segunda década do séc. XX por Henri Breuil. Pintadas a ocre vermelho, vermelho alaranjado e preto - correspondem a diferentes expressões artísticas, aplicadas com diferentes técnicas.
Foi o primeiro abrigo a ser descoberto do conjunto dos abrigos de esperança, no ano de 1914, mas só viria a ser divulgado em 1916 num artigo de HERNÁNDEZ-PACHECO et al., publicado no Boletin de la Real Sociedad Española de História Natural.
Identificam-se figuras antropomorfas, zoomorfas, astrais e geométricas, entre os 9 painéis descobertos.
todas estas representações são alvo de várias interpretações ao nível do significado das suas mensagens pictóricas.
o abrigo da lapa dos Gaivões reflecte aspectos caracterizadores das comunidades humanas que produziam este tipo de arte, desde a eternização das quotidianas actividades de pastorícia ou caça até à materialização do simbólico.
os trabalhos de prospecção e escavação realizados até ao momento podem contextualizar o abrigo da lapa dos Gaivões e os restantes abrigos com arte rupestre da freguesia da esperança, entre o IV e o II milénio a.C., ocupados por comunidades do neolítico, Calcolítico e Idade do Bronze.
Alto Alentejo ou trás-os-Montes. São as únicas regiões do País onde ocorrem pinturas rupestres com cerca de 5.000 anos.
A vantagem do número de locais, da qualidade e da notabilidade das pinturas existentes pende para o Alto Alentejo, centrando-se num conjunto de locais nas proximidades de Esperança, no concelho de Arronches.
Chegaram até aos nossos dias porque foram efectuadas em abrigos rochosos, livres da afectação dos agentes meteorológicos.
Figuras enigmáticas - que identificamos com humanos, animais, astros ou figuras geométricas - com significados que nos escapam. A envolvente e a fisionomia dos abrigos permitem-nos conjecturar algo sobre os homens que deixaram para a História e para a Arte as primeiras pinturas.
A origem do nome “Gaivões”
O nome do sítio deve-se à identificação das pinturas por Luís Alburquerque e Castro e Veiga Ferreira, com representações que fazem lembrar aves em pleno voo.
A origem das cores
A análise por fluorescência de Raios X permitiu concluir que as colorações (vermelho e vermelho-alaranjado) presentes no abrigo, foram conseguidas a partir da mistura de ocre (em local de extracção próximo dos abrigos) com urina.
A pintura a negro foi realizada com carvão.

Sugestões
-
Informação para o mapa Elementos A EstalagemR Porta Nova 3
7340-017 Arronches/pages/866/?geo_article_id=74A Estalagem
- Arronches
- Restaurante
- Arronches
-
Informação para o mapa Elementos Hotel Rural de Santo AntónioBairro de Santo António, R. A, 7340-041 Arronches
/pages/866/?geo_article_id=154Hotel Rural de Santo António
- Arronches
- Hotel
- Arronches
-
Informação para o mapa Elementos ARR PR3 - Forte e Valorosa Vila de Arronches/pages/889/?geo_article_id=865ARR PR3 - Forte e Valorosa Vila de Arronches
- Acessível a invisuais e utilizadores em cadeira de rodas
- Arronches
- Percursos
- Acessível a invisuais e utilizadores em cadeira de rodas
Próximos
-
Informação para o mapa Elementos Vinhos/pages/866/?geo_article_id=641Vinhos
- Arronches
- Arronches
Planeador de visita