-
Início
-
O Alto Alentejo
-
Municípios
- Elvas
Elvas
Apresentação histórica
Elvas, a cidade quartel, viu a sua primeira fortificação construída pelos romanos, entrados na Península Ibérica em 218 a.C.. No séc. VIII, então chamada Ialbax, foi ocupada pelas comunidades islâmicas que no séc. XII seriam conquistadas por D. Afonso Henriques. Contudo, só no reinado de D. Sancho II, em 1229, a fortaleza seria definitivamente subjugada. No séc. XIV, D. Afonso IV comanda a construção da 3ª linha de muralhas, terminada no reinado de D. Fernando e, em 1513, D. Manuel I eleva Elvas a cidade.
Apresentação geográfica
Concelho encostado à fronteira luso-espanhola, que aqui é vincada pelo curso do Rio Caia e pelo Rio Guadiana, sendo a primeira terra portuguesa a dar as boas vindas ao grande rio do sul. A albufeira da Barragem do Caia está no limite norte. Uma zona de maiores altitudes, quase atingindo os 500m, ergue-se a noroeste de Elvas.
A não perder
CIDADE-QUARTEL FRONTEIRIÇA DE ELVAS E SUAS FORTIFICAÇÕES Património Mundial da Humanidade
AQUEDUTO DA AMOREIRA (MN - sécs. XVI - XVII)
COMPLEXO MEGALÍTICO DE ELVAS E BARBACENA
CASTELO DE BARBACENA (IIP - séc. XVI)
FORTE DE SANTA LUZIA (IIP - séc. XVII)
PONTE DE NOSSA SENHORA DA AJUDA (IIP - séc. XVI)
Agenda anual
FREEDOM FESTIVAL Meados de agosto. Festival de música, dança, natureza, ecologia e terapias médicas não convencionais.
FEIRA DE SÃO MATEUS A maior Romaria do Alentejo. No final de setembro, festa devota ao Sr. Jesus da Piedade, com raízes no séc. XVI.
SEMANA GASTRONÓMICA DAS SOPAS ALENTEJANAS. Maio/junho. Mostra da enorme variedade de sabores e aromas de um dos alimentos tão português quanto Portugal.
Distâncias
PORTALEGRE: 58 km (N246) LISBOA: 208km (A6) PORTO: 350km (A1)
Saiba mais aqui
Planeador de visita