Avis
Apresentação histórica
A 30 de julho de 1211, D. Afonso II doou este território à Milícia dos Freires de Évora, sob condição de erguerem um castelo, um convento e um povoado. O Mestre D. Fernão Eanes, primeiro Mestre de Avis, fundou a vila em 1214 e de imediato conduziu a construção do castelo. A sede da Milícia dos Freires de Évora foi então transferida para Avis, onde se transformaria na Ordem Militar de São Bento de Avis, que em 1385 estaria no nascimento da 2ª dinastia de Portugal, com a coroação do seu Grão-mestre, D. João I.
Apresentação geográfica
Território banhado pela albufeira do Maranhão, onde as águas da Ribeira de Seda se pacificam e amenizam o calor tórrido dos bem conservados montados de sobro e azinho, privilegiando com as suas linhas de água de abundante biodiversidade, que se destaca pelas espécies de avifauna e bosques ribeirinhos.
A não perder
CASTELO DE AVIS (MN - séc. XIII)
NECRÓPOLE MEGALÍTICA DA ORDEM/ ANTA DA HERDADE DA ORDEM (MN - Neolítico e Calcolítico)
LÁPIDE DA IGREJA DE BENAVILA / CAPELA DE NOSSA SENHORA DE ENTRE ÁGUAS (MN - séc. XV)
IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA ORADA (sécs. XV - XVIII)
ANTAS DO CONJUNTO MEGALÍTICO DE ERVEDAL (Neolítico e Calcolítico)
Agenda anual
FEIRA MEDIEVAL IBÉRICA DE AVIS Em maio a vila de Avis viaja até aos séculos XIII e XIV com recriações históricas de alguns dos factos mais importantes aqui celebrizados.
FEIRA FRANCA No último fim-de-semana de julho, com música, artesanato, tasquinhas e exposições. Este é um dos eventos mais concorridos da região.
Distâncias
PORTALEGRE: 59km (IC13 e N370) LISBOA: 165km (A2, A6 e N370) ou 148km (N251) PORTO: 298km (A1 e A13)
Saiba mais aqui
Planeador de visita