- Início
- Antes de partir
- Planear e preparar
Planear e preparar
Planeie e prepare a sua viagem e os seus percursos recorrendo aos elementos que constam deste guia, nomeadamente na apresentação de cada percurso.
Antes de partir
- Analise a dificuldade de cada percurso com base nos elementos fornecidos, nomeadamente: extensão, perfil altimétrico, desníveis acumulados e na classificação MIDE que lhe é atribuída.
- Tenha presente as indicações respeitantes à época aconselhada e condições meteorológicas desfavoráveis.
- Tenha presente o significado que consta da sinalização instalada ao longo do percurso.
- Quando estiver a percorrer um percurso utilize a informação que se encontra neste guia. Os dados que aqui constam permitem acompanhar e antever o desenvolvimento do trajeto. Tenha em atenção as indicações do painel de início de cada percurso.
- Tenha presente o significado da simbologia adotada na apresentação do percurso, nomeadamente para antever o tipo dificuldades e apoios com que pode contar.
- A Rede de Percursos em Natureza - Alentejo Feel Nature é uma rede de percursos pedestres. Porém, dos percursos integrados na rede, alguns são integralmente cicláveis em BTT, mas outros apenas o podem ser com algumas condicionantes.
- Tenha em atenção as recomendações de vestuário e calçado para a realização dos percursos, de acordo com a época aconselhada e as condições meteorológicas. Equipamento apropriado e uma mochila completa fazem a diferença em situações mais difíceis.
O calçado é uma das peças mais importantes do equipamento, uma vez que são os pés que suportam a maior parte do esforço na caminhada e é no tornozelo, no calcanhar e nos dedos que podem surgir os principais problemas. Aconselha-se:
- A utilização de botas de trekking, leves e confortáveis. Usar meias relativamente finas, com calcanhares e solas reforçadas, e fibras respiráveis.
- Sapatilhas de jogging, não havendo muita lama, água ou irregularidades de grande nível no percurso.
- Leve sempre um par de meias de reserva.
- Nunca experimente o calçado pela primeira vez na caminhada
- Proteja as zonas mais sensíveis com adesivo, unte os pés com vaselina e deite pó-de-talco nas palmilhas.
- O vestuário deve ser adaptado em função da época do ano e das condições meteorológicas. É sempre vantajoso:
- Usar roupas leves e relativamente claras no verão (cores muito claras atraem os insectos).
- Em dias muito quentes e com elevada exposição solar, use chapéu, protetor solar e óculos escuros.
- Calções são opção, embora não protejam as pernas de eventuais agressões. Recomendam-se calças com fecho éclair horizontal, facilmente transformadas em calções.
- No inverno, recomenda-se o uso de um impermeável leve e transpirável, um blusão, uma camisola de lã ou fibra polar, umas calças e um gorro ou chapéu impermeável.
- Em casos de muito frio, utilize roupa interior transpirável e de fibras sintéticas.
- Em qualquer altura do ano, as luvas protegem as mãos do frio, da vegetação e das pedras.
Uma mochila é essencial para transportar o equipamento, a comida e a bebida. Leve consigo:
- Um recipiente com água (1 litro para cada 6 km de verão e metade no inverno). Evite bebidas açucaradas e de inverno leve bebidas quentes em reci-piente térmico.
- Farnel ligeiro, com alimentos ricos em glucose para lhe proporcionar refeições energéticas.
- Uma lanterna, muito útil em zonas com pouca luz ou caso comece a escurecer.
- Uns binóculos, fundamentais para observação da avifauna, da paisagem e do caminho ao longe.
- Um kit de emergência, constituído por um espelho para fazer sinais, um apito, uma caixa de primeiros-socorros, repelente de insectos, fósforos, canivete ou ferramenta multiusos e spray anestético.
Planeador de visita