- Início
- O Alto Alentejo
- Municípios
- Fronteira
Fronteira
Apresentação histórica
Região rica em vestígios megalíticos e romanos, atesta-se a sua ocupação por comunidades pastoris desde o Neolítico. Ruínas de um antigo balneário nas Termas da Sulfúrea testemunham a romanização. Lugar de grandes batalhas, foi ao largo de Fronteira, em Atoleiros, que D. Nuno Álvares Pereira derrotou, em 1384, as forças castelhanas, garantindo em plena crise de sucessão a soberania portuguesa na região. A D. Dinis é atribuída a fundação do castelo e da vila, com foral doado em 1512 por D. Manuel I.
Apresentação geográfica
O concelho de Fronteira estende-se pela peneplanície alentejana, sendo cruzado pela Ribeira Grande e por outras suas afluentes, que encaminham as suas águas para a albufeira da Barragem do Maranhão. As duas povoações mais importantes - Fronteira e Cabeço de Vide - não dispensam uma visita.
A não perder
IGREJA MATRIZ DE FRONTEIRA (MIP - sécs. XVI - XVIII)
IGREJA DE NOSSA SENHORA DA VILA VELHA (sécs. XVI - XVIII)
NÚCLEO HISTÓRICO DE CABEÇO DE VIDE
VEIROS: CASTELO (IIP - séc. XIV) E IGREJA DE SÃO SALVADOR (IIP - séc. XVI)
COMPLEXO DAS TERMAS DA SULFÚREA - Cabeço de Vide
Agenda anual
COMEMORAÇÃO DA BATALHA DOS ATOLEIROS Dia 6 de abril - Visita ao Centro de Interpretação da Batalha e, em alguns anos, recriação histórica da mesma.
FESTAS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DA VILA VELHA Em agosto, em Fronteira, celebrações onde se destaca a largada de gado bravo a partir da meia-noite.
Distâncias
PORTALEGRE: 46km (IC13 e N245) LISBOA: 171km (N251) ou 198km (A2 e A6) PORTO: 314km (A1)
Saiba mais aqui
Planeador de visita