- Início
- O Alto Alentejo
- Municípios
- Crato
Crato
Apresentação histórica
As mais de 70 antas registadas no município do Crato atestam a presença de povoações neolíticas antes da história aqui começar a ser contada há mais de 2.500 anos. Fundada por Cartagineses, até à conquista de D. Afonso Henriques em 1160, albergou romanos, vândalos, alanos, visigodos e mouros. Em 1232, D. Sancho II doou-a à Ordem dos Hospitalários (Ordem de Malta a partir de 1530), sendo prior Mem Gonçalves, outorgante do 1º foral da vila e ao qual se sucedeu, em 1512, o foral doado por D. Manuel I.
Apresentação geográfica
Afastado para ocidente da Serra de São Mamede e com o seu relevo apenas vincado pela passagem da Ribeira de Seda e da Ribeira de Alfeijós, o concelho do Crato integra-se no contínuo da paisagem da peneplanície alentejana.
A não perder
IGREJA-FORTALEZA DE SANTA MARIA DA FLOR DA ROSA (MN - séc. XIV)
ANTA DO CRATO (MN - Neocalcolítico)
ANTA DA ALDEIA DA MATA (MN - Neocalcolítico)
IGREJA MATRIZ DO CRATO (IIP - séc. XIII - reformada nos sécs. XV e XVII)
VARANDA DO GRÃO-PRIOR (IIP - séc. XVI)
MUSEU MUNICIPAL DO CRATO
Agenda anual
FESTIVAL DO CRATO Final de agosto, música, artesanato e gastronomia.
SEMANA SANTA Festividades pascais com tradição ímpar onde se destaca a Procissão do Enterro do Senhor da Cana Verde, romaria noturna, na Sexta-feira Santa.
FESTIVAL DO MARISCO Vale do Peso. Tão longe do mar, mas recheado de delícias marítimas, este é o festival que move todo o Alto Alentejo em busca dos sabores frescos do oceano em agosto.
Distâncias
PORTALEGRE: 23km (IC13) LISBOA: 183km (N119) ou 223km (A1 e A23) PORTO: 286km (A1)
Saiba mais aqui
Planeador de visita