-
Início
-
O Alto Alentejo
-
Municípios
- Castelo de Vide
Castelo de Vide
Apresentação histórica
Apelidada por D. Pedro V como a Sintra do Alentejo, Castelo de Vide era ainda em 1299 um lugar etã mais chão q forte. Foi o conflito entre os herdeiros de D. Afonso III, D. Afonso Sanches e D. Dinis, que deu início à história da vila. D. Dinis, ao subir ao trono em 1279, despoletou a infâmia do irmão que ordenaria em Vide, seu patronato, a construção de uma muralha. D. Dinis dá cerco à vila, terminado somente pela chegada de uma embaixada de Aragão com a proposta de casamento do rei com D. Isabel de Aragão.
Apresentação geográfica
Castelo de Vide ocupa o flanco norte e nordeste da Serra de São Mamede, estendendo-se para norte pela peneplanície granítica, onde surge o espelho de água da albufeira da Barragem da Póvoa e para onde se encosta ao Rio Sever. A Serra de São Paulo, em frente à vila, é uma das partes da Serra de São Mamede.
A não perder
CASTELO DE CASTELO DE VIDE (MN - sécs. XIII - XIV)
MENIR DA MEADA (MN - Neocalcolítico)
JUDIARIA E SINAGOGA (sécs. XIV - XV)
FONTE DA VILA (IIP - séc. XVI)
ERMIDA DE NOSSA SENHORA DA PENHA, SERRA DE SÃO PAULO (séc. XVI)
IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA DEVESA (sécs. XVIII - XIX)
Agenda anual
SEMANA SANTA Semana de celebrações pascais, onde o sagrado e o pagão coabitam em festiva harmonia. Bênção dos cordeiros. Chocalhada.
FESTIVAL ANDANÇAS Na Barragem da Póvoa. Um festival de música e dança populares onde aprender é mais importante que ver.
FEIRA MEDIEVAL No 1º fim-de-semana de setembro.
Distâncias
PORTALEGRE: 20km (N246) ou 17km (EM523) LISBOA: 225km (A1 e A23) ou 212km (N119) PORTO: 289KM (A1)
Saiba mais aqui
Planeador de visita