-
Início
-
O Alto Alentejo
-
Municípios
- Portalegre
Portalegre
Apresentação histórica
Capital do Alto Alentejo, teve o primeiro foral em 1259, doado por D. Afonso III, ao qual se sucedeu o foral manuelino de 1511. Em 1290, D. Dinis comandou a construção da fortaleza e muralhas e em 1299 qualificou a região como privilégio d’el Rei e de seu filho primeiro herdeiro. Em 1549, o Papa Paulo III assina a bula que eleva Portalegre a Diocese, sob diligência de D. João III, que a eleva a cidade no ano seguinte. No decorrer do século erguem-se o Convento de Santo António (1552) e a Sé Catedral (1556).
Apresentação geográfica
Portalegre assenta sobre uma plataforma que faz a ligação da peneplanície à Serra de São Mamede. O concelho abrange grande parte da serra, com importantes áreas de xistos, granitos e quartzitos. Reparte o seu ponto de maior altitude com Marvão. Faz fronteira com Espanha, mas também se estende, para oeste e para sul, em amena planura.
A não perder
MURALHAS DO CASTELO DE PORTALEGRE (MN)
SÉ DE PORTALEGRE (MN- sécs. XVI- XVII- XVIII)
MOSTEIRO DE SÃO BERNARDO E CLAUSTRO DO CONVENTO (MN - sécs. XVI - XVII - XVIII)
JANELAS DE CASA NA RUA AZEVEDO COUTINHO (MN - séc. XVI)
CASTELO DE ALEGRETE (ruínas e cerca muralhada) (MN - séc. XIV)
MUSEU DA TAPEÇARIA DE PORTALEGRE - GUY FINO
Agenda anual
PORTALEGRE JAZZFEST Fevereiro/março, no Centro de Artes e Espetáculos. Festival há muito consagrado, com a mostra do melhor jazz nacional e internacional.
FEIRA DE DOÇARIA CONVENTUAL E TRADICIONAL DE PORTALEGRE Anualmente em abril. Mostra e divulgação da melhor doçaria conventual e do conhecimento a ela associada.
Distâncias
LISBOA: 227km (A6) ou 230km (A1 e A23) PORTO: 294km (A1)
Saiba mais aqui
Planeador de visita