Ordem do Templo
área partilhada
- Início
- Explorar
- Conhecer o Alto Alentejo
- Ordens Militares e Religiosas
- Ordem do Templo
área de conteúdos (não partilhada)
A primeira ordem militar religiosa no Alto Alentejo
Fundada em jerusalém, em 1118 ou 1119, a ordem do templo pouco tempo demorou a instalar-se em Portugal. A Condessa D. Teresa confiou-lhe (1128) o Castelo de Soure, a Sul do Mondego, já em “território inimigo”, dado que então aquele rio fazia de fronteira entre cristãos e muçulmanos. D. Afonso Henriques confirmou a doação e decidiu entregar a defesa da capital (Coimbra), pelo Sul e pelo leste, aos templários.
A ordem chega ao actual Alto Alentejo quando (1160) D. Afonso Henriques conquista o Castelo de Seda (Alter do Chão) e o doa aos templários. este, só ficará na sua posse até 1271, data em que D. Afonso III o atribui à ordem de Avis. Entretanto a doação da denominada Herdade da Açafa (1199) confere aos templários a posse do território hoje abrangido pelos concelhos de nisa, Castelo de Vide e Marvão, de território a norte do tejo e de território actualmente espanhol.
A extinção da ordem do templo decretada por bula papal (1312) leva a que D. Dinis funde a ordem de Cristo (1318), para a qual transitam as pessoas e os bens da anterior. A primeira sede desta foi em Castro Marim, mas depois (1357) transitou para tomar.
Elementos heraldicos da Ordem do Templo
-
Cruz da Ordem do Templo
-
Cruz da Ordem de Cristo, desde 1318
Vilas e freguesias do Alto Alentejo com a Cruz do templo / Cristo na heráldica
-
-
Templo_2
-
Templo_3
-
Templo_4
-
Templo_5
área de conteúdos (não partilhada) - Só artigos, geo-artigos e geo-eventos
A Ordem do Templo e a influência franca no Alto Alentejo
Após receber a Herdade da Açafa (1199), a Ordem do Templo promoveu o seu povoa- mento e defesa. O bom relacionamento de D. Sancho I com a Ordem e as suas ligações familiares e políticas com França proporcionaram a deslocação de colonos originários do (actual) Sul desse país para esta parcela do reino português. Aos que se fixaram no Alto Alentejo caberá a responsabilidade dos nomes com que passaram a ser designadas várias povoações, nitidamente influenciados pelos topónimos e pelas variedades linguísticas então existentes na sua região de origem: Arez (Arles), Montalvão (Montauban), Nisa, que já foi Nissa (Nice) e Tolosa (Toulousse). Esta influência também se estendeu à organização urbana, ainda perceptível na malha de arruamentos rectilíneos de Nisa, no interior das muralhas.
área de listagens (não partilhada)
área partilhada
Planeador de visita